terça-feira, 2 de março de 2010

DEPRESSÃO

Depressão causada por Interferência Espiritual
Osvaldo Shimoda

A depressão tem várias faces. Do ponto de vista médico, a depressão é vista apenas sob uma ótica biológica, organicista, como um desequilíbrio bioquímico do cérebro, isto é, uma falta de neurotransmissores (substâncias químicas do cérebro que regulam o nosso humor, estado emocional) e que necessita de medicamento, ou seja, de um controle químico, de um antidepressivo específico.
No entanto, na minha experiência clínica como psicoterapeuta desde 1985, trabalhando com a Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), tais medicamentos antidepressivos não se mostraram satisfatórios no combate à depressão. No meu entender, a visão puramente organicista do ser na qual a medicina clássica está calçada, vendo apenas um corpo físico, biológico, deixando de lado a parte espiritual, limita qualquer tipo de tratamento mais profundo.
Desta forma, a medicina oficial por se estruturar em bases materialistas e não levar em consideração a existência da alma, do espírito, ignora também as interferências espirituais (obsessão espiritual) como um dos fatores geradores da depressão.

Segundo Allan Kardec, codificador do Espiritismo, no livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.28, item 81). "Chama-se obsessão a ação persistente que um mau Espírito exerce sobre um indivíduo. Apresenta caracteres muito diferentes, que vão desde a simples influência moral, sem perceptíveis sinais exteriores, até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais".
Portanto, a obsessão espiritual, na qualidade de Enfermidade da Alma - doença ainda não catalogada nos compêndios médicos e psicológicos -, é algo muito sério e merece grande atenção no tratamento da depressão; infelizmente ainda é ignorada pela maioria dos profissionais da área de saúde (médicos e psicólogos).
Por outro lado, existe uma linha muito tênue, sutil, entre o espiritual e o orgânico que dificulta o diagnóstico diferencial entre doença orgânica e a manifestação psíquica de ordem mediúnica propriamente dita. Ao trabalhar com pacientes depressivos, utilizando-me da TRE, pude constatar que existem três fatores que levam uma pessoa a desenvolver um quadro depressivo:
A) Interno (Endógeno): causa psicológica, derivada de experiências traumáticas desta vida (infância, nascimento, útero materno) ou de um passado mais remoto, isto é, de vidas passadas;
B) Externo (Exógeno): Interferência espiritual intrusa, isto é, de espíritos obsessores desencarnados que prejudicam a vida do paciente, interferindo em seu estado mental, emocional e físico;
C) Misto: Interno + Externo, isto é, provocado pelo próprio paciente e agravado pelo espírito obsessor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário